Penso que a escolha é direito das crianças e que o direito dado a elas
também as prepara para a vida em sociedade de forma cidadã. A matemática
como um saber que ocupa nossas vidas já inserida no cotidiano educativo
infantil traz benefícios e conforme Kamii em A criança e o número, "(...)
uma criança ativa e curiosa não aprende matemática memorizando,
repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando
obstáculos cognitivos e utilizando conhecimentos que sejam frutos de sua
inserção familiar e social".
Um problema surgiu na Turma da Dona Aranha: "QUAL PARQUE IREMOS HOJE"?
Para seguir com a justiça que me move como ser humano, propus que
votássemos (bem atual, por sinal!). Então cada um poderia fazer sua
escolha, conforme seu interesse e colocando um giz de cera sobre sua
escolha. Ao final contaram, compararam e chegaram à conclusão sobre o
parque mais votado para aquele dia. Isso não exclui os demais, no
entanto, sequencia-os para os outros dias.
BIBLIOGRAFIA
KAMII, Constance. A Criança e o Numero: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, SP: Papirus, 1990.
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