sábado, 4 de outubro de 2014

VOTAÇÃO NA TURMA DA DONA ARANHA - Professora Laís Rechinelli

          Tem dias na Turma da Dona Aranha em que as escolhas são unânimes - muito interessante, por sinal. Outros, em que a diversidade de escolhas me põe a pensar. Agindo com a minha justiça, também os coloco a exercitar sua cidadania, o respeito as escolhas, etc.
          Penso que a escolha é direito das crianças e que o direito dado a elas também as prepara para a vida em sociedade de forma cidadã. A matemática como um saber que ocupa nossas vidas já inserida no cotidiano educativo infantil traz benefícios e conforme Kamii  em A criança e o número, "(...) uma criança ativa e curiosa não aprende matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social".
          Um problema surgiu na Turma da Dona Aranha: "QUAL PARQUE IREMOS HOJE"?
         Para seguir com a justiça que me move como ser humano, propus que votássemos (bem atual, por sinal!). Então cada um poderia fazer sua escolha, conforme seu interesse e  colocando um giz de cera sobre sua escolha. Ao final contaram, compararam e chegaram à conclusão sobre o parque mais votado para aquele dia. Isso não exclui os demais, no entanto, sequencia-os para os outros dias.
VOTAÇÃO DA TURMA DA DONA ARANHA Captura de Tela 2014-10-03 às 12.14.30 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.14.39 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.14.48 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.15.01 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.15.07 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.15.18 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.15.28 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.15.37 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.15.44 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.15.53
Processo eletivo para a escolha do Parque
Processo eletivo para a escolha do Parque
Captura de Tela 2014-10-03 às 12.16.08 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.16.16 Captura de Tela 2014-10-03 às 12.16.26
BIBLIOGRAFIA
KAMII, Constance. A Criança e o Numero: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, SP: Papirus, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A SUA VISITA É SEMPRE BEM-VINDA. O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO, ASSIM QUE A ADMINISTRADORA FOR NOTIFICADA. GRATA