Peirce (1977) estudou a semiótica, - ciência que tem por objeto de
investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por
objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno
de produção de significação e de sentido (Dicionário Informal).
E foi esta sensação que senti ao me deparar com esta linda cena: o teclado de computador era algo novo em nossa sala, porém totalmente conhecido das crianças. O que eu fiz: juntei duas cadeiras, enquanto algumas crianças brincavam fora da sala e quando menos espero, presencio esta brincadeira que não exigiu regras, ou melhor, as regras foram colocadas de modo não verbal pelo fato da junção das duas cadeirinhas, por isso a citação abaixo veio a calhar, pois as crianças com seus movimentos, seu corpo, seus gestos são a linguagem.
Alguns professores se desgastam com tantas leis e regras desnecessárias. Já dizia Freinet apud Sampaio (1989): "Invariante No 13 - As aquisições
não são obtidas pelo estudo de regras e leis mas pela experiência". Ou seja, as experiências realizadas pelas crianças permitem que cheguem à necessidade das leis e as reconstruam como consequência
do registro de suas observações.
Simples não é?
Simples não é?
“A linguagem está no mundo e nós estamos na linguagem” Peirce
PEIRCE, Charles S. Semiótica. Coleção Estudos. São Paulo: Perspectiva, 1977.
SAMPAIO, Rosa Maria W. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo, Scipione,1989.
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