terça-feira, 14 de outubro de 2014

LINGUAGEM NÃO VERBAL - Professora Laís Rechinelli


           Peirce (1977)  estudou a semiótica,  -  ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e de sentido (Dicionário Informal).

          E foi esta sensação que senti ao me deparar com esta linda cena: o teclado de computador era algo novo em nossa sala, porém totalmente conhecido das crianças. O que eu fiz: juntei duas cadeiras, enquanto algumas crianças brincavam fora da sala e quando menos espero, presencio esta brincadeira que não exigiu regras, ou melhor, as regras foram colocadas de modo não verbal pelo fato da junção das duas cadeirinhas, por isso a citação abaixo veio a calhar, pois as crianças com seus movimentos, seu corpo, seus gestos são a linguagem. 
           Alguns professores se desgastam com tantas leis e regras desnecessárias. Já dizia Freinet apud Sampaio (1989): "Invariante No 13 - As aquisições não são obtidas pelo estudo de regras e leis mas pela experiência". Ou seja, as experiências realizadas pelas crianças permitem que cheguem à necessidade das leis e as reconstruam como consequência do registro de suas observações.
              Simples não é?


“A linguagem está no mundo e nós estamos na linguagem” Peirce

BIBLIOGRAFIA

PEIRCE, Charles S. Semiótica. Coleção Estudos. São Paulo: Perspectiva, 1977.

SAMPAIO, Rosa Maria W. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo, Scipione,1989.

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